Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
• A UMEI São João está localizada na Vila Fátima, Serra. A instituição vem funcionando desde 19 de agosto de 2009 e tem capacidade para receber 440 crianças de até seis anos de idade. • A UMEI oferece atendimento em horário integral às crianças com até 03 anos. Para as demais o atendimento é parcial. • Foram construídas 10 salas, parquinho, biblioteca, anfiteatro, multiuso, refeitório e berçário. • A maioria das famílias atendidas reside nos prédios do Programa Vila Viva. • Atualmente contamos com uma equipe de 35 educadores e uma coordenadora pedagógica nos dois turnos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fique por dentro dos Projetos vivenciados pelas nossas crianças!!!

Projeto: Cuidados no trânsito

Partindo da necessidade de conscientizar a população sobre respeitar as leis de trânsito, que foram feitas para auxiliar a todos, este projeto visou  proporcionar momentos de contato com a legislação de trânsito e os cuidados essenciais para a sua segurança, a fim de ampliar o conhecimento dos alunos despertando a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento científico através da vivência; aprender a respeitar as pessoas e o meio em que vivemos; pesquisar, investigar, discutir hipóteses; mostrar lados negativos e positivos da ação do homem e questionar o melhor modo de agir.
A participação em atividades como histórias, teatro, poesia, enfeites, sucatas, recorte, colagem,  desenhos para colorir, brincadeiras, jogos e canções foi surpreendente, e lógico que a visita à Transitolândia de Contagem propiciou um contato direto , de forma prazerosa com as regras de transito


Educadora Andréa Lima – projeto desenvolvido com turma de 5 anos
Educador Leo - Turma 4 anos

Fique por dentro dos Projetos vivenciados pelas nossas crianças!!!

Roda Literária com Pais
Na UMEI São João na turma de 4 anos do turno da tarde, a leitura é realizada  todos os dias em sala de aula e toda 4ª feira acontece a roda literária com a participação da família.  Para este momento da roda compartilhada, o ambiente é preparado de modo que as crianças possam sentar em círculo, seja em cadeiras ou no chão, com tapetes ou almofadas, e todas possam ver e ouvir a voz da pessoa que está contando a história. A roda literária vem resgatar também a leitura dos livros doados pela Prefeitura de Belo Horizonte através do Kit Literário, cada pai/mãe ou familiar escolhe um titulo do kit. Esta experiência tem sido única para as crianças e para o educador, fortalecendo ainda mais os laços entre UMEI e família.

Educador Leandro (Léo)

Fique por dentro dos Projetos vivenciados pelas nossas crianças!!!

PROJETO CANTANDO ALEGREMENTE


O projeto de música “Cantando Alegremente” é desenvolvido por todas as crianças (com idade de 0 a 6 anos) da UMEI SÃO JOÃO.A ideia central do projeto é passar para a criança  que a música  transforma e modifica ações, posturas e relacionamentos.Percebendo que o trabalho com música na Educação Infantil é prioridade para fortalecer a auto estima, a socialização, o desenvolvimento do gosto e do senso musical e a formação da cultura no ser humano resolvemos “arregaçar as mangas” e partir para o trabalho.
A princípio tínhamos como meta central garantir na rotina das crianças um momento musical como a grande roda que acontece toda sexta-feira com a participação das crianças e professores. É um momento em que, ao som de um violão podemos aprender músicas novas e cantar as preferidas das crianças.  Na grande roda, podemos observar a desenvoltura das crianças em  cantar, gesticular e dançar. As crianças gostam tanto que um aluno do segundo ciclo (Kelvin) trouxe  o seu violão para tocar junto com a professora de música.   
        Momento da Grande Roda.
Trabalhamos a música de forma agradável. A brincadeira com música, o manuseio de instrumentos e os jogos contagiou as  crianças. Sabemos da importância da música na educação infantil. A música pode ser o fio condutor de diversas linguagens, dando às aulas um caráter mais alegre, descontraído e próprio à aprendizagem.
Este projeto tem sido experimentado de uma forma muito rica e utiliza diversas estratégias apropriadas às idades para que as crianças descubram e desfrutem desse mundo musical a ser descoberto.


Educadora Vanda em parceria com todos os educadores referências



EDUCADORAS INFANTIS REALIZAM FORMAÇÃO CULTURAL EM INHOTIM


A Prefeitura  levou no último final de semana  grupo de 16 professoras da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) São João, que fica na região Centro-Sul, para uma formação cultural em Inhotim, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A vice diretora da Umei, Daniela melo, explica que a formação foi realizada com o objetivo de expandir os horizontes das educadoras infantis “queríamos proporcionar as educadoras uma outra forma de vivência e de experimentação da arte, de um modo diferente ao qual se está acostumado. Com isso, além de um enriquecimento cultural, queríamos possibilitar uma expansão de idéias para estimular o desenvolvimento da criatividade e da imaginação com o objetivo de aprimorar o trabalho realizado com as crianças”.

No museu, as professoras visitaram diversas galerias e obras, andaram pelos jardins e vivenciaram os diversos aspectos da arte que o instituto oferece. Para a professora Andréa Lima, foi uma experiência rica. “A vista a Inhotim possibilitou visualizar diversos tipos de arte e sua interação com a natureza de forma harmoniosa, além de termos tido diversas idéias para aplicarmos e desenvolvermos na Umei. Por exemplo, podemos criar vários momentos na sala  multiuso, criando um espaço de arte, e cada semana fazermos uma atividade diferente”. Inspiradas pela obra “Desvio para o vermelho”, do artista Cildo Meireles, a primeira que o grupo teve foi fazer uma “sala roxa”, decorando toda a sala multiuso com objetos roxos.
A vice Diretora Daniela, explica que a idéia era exatamente essa, estimular a criatividade das professoras para ampliar as possibilidades de trabalho com as crianças. “Isso é importante para fugirmos do trabalho estereotipado, daquela mesmice de dar para os alunos apenas atividades de desenhar e colorir. A partir das percepções que cada um teve, elas poderão desenvolver atividades que vão além dos modelos prontos, das atividades rotineiras”, afirmou.
Daniela conta também de onde surgiu a idéia de levar as educadoras infantis para realizar uma formação em Inhotim. “Foi a partir de uma formação oferecida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na qual foram discutidas diversas questões de arte, como o que é arte, a arte elitizada, o que é belo, o que é feio, entre outros. Com isso, pensamos em levar essa discussão para dentro da Umei, enriquecer e ampliar os trabalhos que realizamos com as crianças. Acredito que conseguimos atingir nossos objetivos e agora é só colocar em prática as nossas novas idéias” salientou a vice-diretora.

Fonte: Diário Oficial do Município de Belo Horizonte – 5/11/2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fique por dentro dos Projetos vivenciados pelas nossas crianças!!!

PROJETO VAMOS BRINCAR DE SENTIR?


Este projeto nasceu da curiosidade dos alunos em descobrir coisas novas, sensações diferentes. Todas as atividades planejadas foram pensadas a partir do que as crianças demonstravam gostar de fazer, sentiam mais vontade, por isso a predominância da pintura, que eles amam!
       
O projeto aborda o sentir, então foram pensadas diversas atividades de contemplassem todos os cinco sentidos. A cada semana, um tipo diferente de música é tocado na sala, rock progressivo, samba, MPB, música com sons de animais, música clássica, jazz, entre outros. As educadoras chamam a atenção das crianças para a música diferente, e convidando-as a dançar, sentir a música com o corpo, e observa a reação de cada um.
   
Foram feitas experimentações com gosto, texturas e odor diferentes, com vários alimentos. As crianças apertaram, cheiraram, lamberam os alimentos, o tato e a visão foram os sentidos mais explorados.
   
As crianças pintaram sobre plástico-bolha, papel ondulado, tecido, papel cartão, papelão, tinta com areia, normalmente sendo priorizado uma ou duas cores básicas. Fizeram colagens com materiais de diferentes texturas, desenharam sobre lixa. Andam sobre plástico bolha, sentindo o material e escutando o barulho das bolhas estourando, o que eles adoram! Ficam pulando ou batendo o pezinho até não haver mais uma bolha para contar história.
      
Nas atividades que envolvem tinta, é mais visível como o projeto está ajudando as crianças a explorarem mais os sentidos. Se antes a maioria delas tinha certa gastura de colocar as mãos em coisas com texturas estranhas, hoje eles literalmente deitam e rolam na tinta. 
   
Além disso, depois do banho, em uma atividade que une o cuidar e o projeto, as educadoras passam creme hidratante nas crianças, nomeando as partes do corpo e trabalhando também o tato e o olfato. Este momento é especial tanto para a educadora, quanto para a criança, que muitas vezes, fica imóvel, sentindo.


Educadora Laura Lage e Camila

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Trilhando caminhos!!!!!

Fique por dentro dos Projetos vivenciados pelas nossas crianças!!!

Minha casa, a paz começa aqui!      

  
O projeto minha casa a paz começa aqui está sendo realizado no grupo de crianças de 3 a 4 anos.este projeto começou a ser desenvolvido na tentativa de proporcionar as crianças momentos de rodas de conversas.Durante estes momentos de rodas constatamos no vocabulário das crianças falas que retratam a vivência cotidiana da comunidade e ouvimos com freqüência “eu vou matar” ,”meu pai dá tiro na polícia”, “sou polícia,vou matar”, “pega o revólver”,entre outras.assim as rodas continuaram a acontecer e a cada dia começamos a promover diversas situações que privilegiassem a interação do grupo e a valorização da boa convivência.
   
Durante uma roda de conversa tratando o assunto família e indagando as crianças como eram suas famílias e o que seus pais faziam. Com este  projeto temos vivenciado diversas situações de valorização da história destas famílias, desde o momento que acolhemos as mesmas para propor  a visita em suas casas. Percebemos o quanto elas se sentiram importantes e valorizadas.

Além disto, o projeto tem promovido diversas situações de valorização da história desta comunidade e temos buscado apresentar para as nossas crianças as atividades esportivas e culturais que acontecem dentro do aglomerado.Esse resgate da história da comunidade que retrata a dignidade e a força de vontade de muitas famílias que vivem na vila, tem explicitado ao grupo novas idéias e feito brotar muitas indagações.

 
Educadora Luciana


Trilhando caminhos ...

O primeiro Seminário da Umei São João - Trilhando caminhos ... - quer oportunizar espaços de interlocução entre educadores de várias instituições interessadas em Educação Infantil, visando a construção de uma rede de estudos, trocas e
perspectivas pedagógicas inovadoras que promovam o (re)conhecimento das especificidades das diferentes infâncias
na constante busca pela promoção dos direitos das crianças.
Contamos com sua presença!!!




quarta-feira, 3 de novembro de 2010