Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
• A UMEI São João está localizada na Vila Fátima, Serra. A instituição vem funcionando desde 19 de agosto de 2009 e tem capacidade para receber 440 crianças de até seis anos de idade. • A UMEI oferece atendimento em horário integral às crianças com até 03 anos. Para as demais o atendimento é parcial. • Foram construídas 10 salas, parquinho, biblioteca, anfiteatro, multiuso, refeitório e berçário. • A maioria das famílias atendidas reside nos prédios do Programa Vila Viva. • Atualmente contamos com uma equipe de 35 educadores e uma coordenadora pedagógica nos dois turnos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

EDUCADORAS INFANTIS REALIZAM FORMAÇÃO CULTURAL EM INHOTIM


A Prefeitura  levou no último final de semana  grupo de 16 professoras da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) São João, que fica na região Centro-Sul, para uma formação cultural em Inhotim, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A vice diretora da Umei, Daniela melo, explica que a formação foi realizada com o objetivo de expandir os horizontes das educadoras infantis “queríamos proporcionar as educadoras uma outra forma de vivência e de experimentação da arte, de um modo diferente ao qual se está acostumado. Com isso, além de um enriquecimento cultural, queríamos possibilitar uma expansão de idéias para estimular o desenvolvimento da criatividade e da imaginação com o objetivo de aprimorar o trabalho realizado com as crianças”.

No museu, as professoras visitaram diversas galerias e obras, andaram pelos jardins e vivenciaram os diversos aspectos da arte que o instituto oferece. Para a professora Andréa Lima, foi uma experiência rica. “A vista a Inhotim possibilitou visualizar diversos tipos de arte e sua interação com a natureza de forma harmoniosa, além de termos tido diversas idéias para aplicarmos e desenvolvermos na Umei. Por exemplo, podemos criar vários momentos na sala  multiuso, criando um espaço de arte, e cada semana fazermos uma atividade diferente”. Inspiradas pela obra “Desvio para o vermelho”, do artista Cildo Meireles, a primeira que o grupo teve foi fazer uma “sala roxa”, decorando toda a sala multiuso com objetos roxos.
A vice Diretora Daniela, explica que a idéia era exatamente essa, estimular a criatividade das professoras para ampliar as possibilidades de trabalho com as crianças. “Isso é importante para fugirmos do trabalho estereotipado, daquela mesmice de dar para os alunos apenas atividades de desenhar e colorir. A partir das percepções que cada um teve, elas poderão desenvolver atividades que vão além dos modelos prontos, das atividades rotineiras”, afirmou.
Daniela conta também de onde surgiu a idéia de levar as educadoras infantis para realizar uma formação em Inhotim. “Foi a partir de uma formação oferecida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na qual foram discutidas diversas questões de arte, como o que é arte, a arte elitizada, o que é belo, o que é feio, entre outros. Com isso, pensamos em levar essa discussão para dentro da Umei, enriquecer e ampliar os trabalhos que realizamos com as crianças. Acredito que conseguimos atingir nossos objetivos e agora é só colocar em prática as nossas novas idéias” salientou a vice-diretora.

Fonte: Diário Oficial do Município de Belo Horizonte – 5/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário