Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
• A UMEI São João está localizada na Vila Fátima, Serra. A instituição vem funcionando desde 19 de agosto de 2009 e tem capacidade para receber 440 crianças de até seis anos de idade. • A UMEI oferece atendimento em horário integral às crianças com até 03 anos. Para as demais o atendimento é parcial. • Foram construídas 10 salas, parquinho, biblioteca, anfiteatro, multiuso, refeitório e berçário. • A maioria das famílias atendidas reside nos prédios do Programa Vila Viva. • Atualmente contamos com uma equipe de 35 educadores e uma coordenadora pedagógica nos dois turnos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fique por dentro dos Projetos vivenciados pelas nossas crianças!!!

PROJETO CANTANDO ALEGREMENTE


O projeto de música “Cantando Alegremente” é desenvolvido por todas as crianças (com idade de 0 a 6 anos) da UMEI SÃO JOÃO.A ideia central do projeto é passar para a criança  que a música  transforma e modifica ações, posturas e relacionamentos.Percebendo que o trabalho com música na Educação Infantil é prioridade para fortalecer a auto estima, a socialização, o desenvolvimento do gosto e do senso musical e a formação da cultura no ser humano resolvemos “arregaçar as mangas” e partir para o trabalho.
A princípio tínhamos como meta central garantir na rotina das crianças um momento musical como a grande roda que acontece toda sexta-feira com a participação das crianças e professores. É um momento em que, ao som de um violão podemos aprender músicas novas e cantar as preferidas das crianças.  Na grande roda, podemos observar a desenvoltura das crianças em  cantar, gesticular e dançar. As crianças gostam tanto que um aluno do segundo ciclo (Kelvin) trouxe  o seu violão para tocar junto com a professora de música.   
        Momento da Grande Roda.
Trabalhamos a música de forma agradável. A brincadeira com música, o manuseio de instrumentos e os jogos contagiou as  crianças. Sabemos da importância da música na educação infantil. A música pode ser o fio condutor de diversas linguagens, dando às aulas um caráter mais alegre, descontraído e próprio à aprendizagem.
Este projeto tem sido experimentado de uma forma muito rica e utiliza diversas estratégias apropriadas às idades para que as crianças descubram e desfrutem desse mundo musical a ser descoberto.


Educadora Vanda em parceria com todos os educadores referências



Nenhum comentário:

Postar um comentário