Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, MG, Brazil
• A UMEI São João está localizada na Vila Fátima, Serra. A instituição vem funcionando desde 19 de agosto de 2009 e tem capacidade para receber 440 crianças de até seis anos de idade. • A UMEI oferece atendimento em horário integral às crianças com até 03 anos. Para as demais o atendimento é parcial. • Foram construídas 10 salas, parquinho, biblioteca, anfiteatro, multiuso, refeitório e berçário. • A maioria das famílias atendidas reside nos prédios do Programa Vila Viva. • Atualmente contamos com uma equipe de 35 educadores e uma coordenadora pedagógica nos dois turnos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Fique por dentro dos Projetos vivenciados pelas nossas crianças!!!

PROJETO VAMOS BRINCAR DE SENTIR?


Este projeto nasceu da curiosidade dos alunos em descobrir coisas novas, sensações diferentes. Todas as atividades planejadas foram pensadas a partir do que as crianças demonstravam gostar de fazer, sentiam mais vontade, por isso a predominância da pintura, que eles amam!
       
O projeto aborda o sentir, então foram pensadas diversas atividades de contemplassem todos os cinco sentidos. A cada semana, um tipo diferente de música é tocado na sala, rock progressivo, samba, MPB, música com sons de animais, música clássica, jazz, entre outros. As educadoras chamam a atenção das crianças para a música diferente, e convidando-as a dançar, sentir a música com o corpo, e observa a reação de cada um.
   
Foram feitas experimentações com gosto, texturas e odor diferentes, com vários alimentos. As crianças apertaram, cheiraram, lamberam os alimentos, o tato e a visão foram os sentidos mais explorados.
   
As crianças pintaram sobre plástico-bolha, papel ondulado, tecido, papel cartão, papelão, tinta com areia, normalmente sendo priorizado uma ou duas cores básicas. Fizeram colagens com materiais de diferentes texturas, desenharam sobre lixa. Andam sobre plástico bolha, sentindo o material e escutando o barulho das bolhas estourando, o que eles adoram! Ficam pulando ou batendo o pezinho até não haver mais uma bolha para contar história.
      
Nas atividades que envolvem tinta, é mais visível como o projeto está ajudando as crianças a explorarem mais os sentidos. Se antes a maioria delas tinha certa gastura de colocar as mãos em coisas com texturas estranhas, hoje eles literalmente deitam e rolam na tinta. 
   
Além disso, depois do banho, em uma atividade que une o cuidar e o projeto, as educadoras passam creme hidratante nas crianças, nomeando as partes do corpo e trabalhando também o tato e o olfato. Este momento é especial tanto para a educadora, quanto para a criança, que muitas vezes, fica imóvel, sentindo.


Educadora Laura Lage e Camila

Um comentário: